Pages

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ALIMENTOS QUE REDUZEM A TPM

 PESQUISA REVELA QUE  !
Tensão Pré Menstrual, mais conhecida como TPM, caracteriza-se por um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que surgem alguns dias antes da menstruação e podem ser tão severos a ponto de interfir significativamente na vida da mulher. Não há uma causa definida, mas sabe-se pode haver o envolvimento de diversos fatores, incluindo a própria ação hormonal  sobre o sistemanervoso, ou ser decorrente de fatores hereditários, uma vez que há grande probabilidade das filhas apresentarem os sintomas da TPM quando a mãe já os possui.
Cientificamente, a TPM é tratada como uma desordem neuropsicoendócrina  que apresenta sintomas que afetam a mulher nos âmbitos biológico, psicológico e social. Atualmente, acredita-se que o fator desencadeador desse processo seja a função fisiológica do ovário que age como o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina, um neurotransmissor que atua a nível de sistema nervoso central.
Durante este período é comum as mulheres apresentarem grande irritabilidade, depressão, vontade de chorar, cansaço, fome em excesso ou falta de apetite, falta de sono, agressividade, ansiedade, dificuldade de concentração, dor de cabeça, mastalgia, retenção de líquidos com conseqüente inchaço, além de aparecimento ou piora da acne. O tratamento da Tensão pré-menstrual irá depender da severidade dos sintomas e pode ser feito baseado em modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos. Na lista abaixo, você poderá conferir alguns dos alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da TPM. Confira a lista e acabe de uma vez com esses momentos desagradáveis que antecedem o período menstrual.
Alimentos que reduzem a TPM
- Vitamina B6: feijão, carnes magras, batatas e verduras
- Vitamina E: azeite de oliva, gema de ovo, óleo de soja e girassol
- Fibras: aveia, maça, laranja e leguminosas
- Magnésiofolhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja e tofu, cereais integrais, damasco, abacate e melão.
- Zinco: carnes, fígado e ostras.
- Vitamina C
: laranja, limão, acerola e tomate.
- Potássio: banana, batata e papaia
- Cálcio: leite, queijos e feijão

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons