Pages

terça-feira, 22 de maio de 2012

ÓLEO DE CÁRTMO


 O óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius L.) vem sendo estudado por suas propriedades na redução do apetite, queima gordura, enrijecimento dos músculos e ainda no combate ao colesterol ruim.        

      O óleo, segundo os estudos, ajuda o organismo a queimar a gordura acumulada, além de liberar uma substância que ajuda a reduzir o apetite, enviando ao cérebro comandos de saciedade. Além disso, o óleo de cártamo teria a capacidade de auxiliar na definição da musculatura.

O grande trunfo da planta neste aspecto é que suas sementes são ricas em ácidos linoléico (70%) e oléico (20%).O ácido oléico é um ácido graxo que recebe o nome de ômega 9 e é encontrado em boas quantidades no azeite de oliva. Seu consumo traz grandes benefícios para a saúde, pois ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e desempenha um papel importante na regulação processos metabólicos do organismo. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que o ácido oléico estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado "colesterol ruim".

    Já o ácido linoléico (chamado ômega 6) é utilizado como auxiliar na queima de gordura e tonificação dos músculos. É encontrado naturalmente nas carnes vermelhas, nos laticínios e em óleos como o do cártamo. O óleo de cártamo inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura nos adipócitos (depósitos de gordura). Ao inibir o aumento do tecido adiposo, faz com que o organismo acumule menos gordura e, consequentemente, o obriga a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, otimizando a queima de gordura, gerando mais energia e eliminando calorias extras. 
 O Ácido Linoléico tem a capacidade de inibir a atividade da enzima LPL (lipase lipoprotéica). Esta enzima tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como consequência, o volume do tecido adiposo aumenta, ou seja, engordamos. Com o bloqueio da ação do LPL, a transferência de gordura para as células também fica inibida, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia para a atividade muscular, a chamada lipólise (queima de gordura). 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons