Pages

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como Evitar a Escoliose


A escoliose é um desvio da coluna vertebral, que assume a forma de C ou S, em alguns casos a escoliose ocorre a partir do momento do nascimento, mas por vezes surge a partir de maus hábitos posturais e desequilíbrios musculares, de um modo geral para evitar escoliose você deve considerar as seguintes dicas:
Realize exercícios diários, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta, para fortalecer os músculos e as articulações da coluna, o exercício deve envolver ambos os lados do corpo para evitar a descompensação.
Consuma uma dieta saudável e equilibrada que te forneça os nutrientes necessários como vitaminas e minerais, a dieta deve ser rica em cálcio e vitamina D para a manutenção óssea e pobre em gordura saturada.
Quando transportar peso, distribuir igualmente em ambos os ombros, em vez de levar apenas de um lado do corpo.
Evite estar inclinado para o mesmo lado sempre, uma boa dica é a realização de exercícios de yoga que proporcionam resistência e flexibilidade aos músculos que apoiam a coluna.
Manter o peso e fazer exercício adequado, irá ajudar porque o peso em excesso pode colocar pressão sobre a coluna, favorecendo o aparecimento da escoliose.
É importante fortalecer os músculos abdominais e laterais traseiros, abdominal oblíquo e inferior e as coxas, como também alongar os músculos peitorais.
Os fatores de risco para a escoliose podem ser de um histórico familiar de qualquer de seus membros com a doença, ombros irregulares, uma tendência a se inclinar para um lado e pode ser secundária a uma doença como a síndrome de Down, síndrome de Marfan ou defeitos no nascimento. Em outros casos, a escoliose pode ser consequência de doenças debilitantes, tais como osteoartrite ou a osteoporose.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons